Não é tão difícil disso acontecer. Você baixou um arquivo, recebu por e-mail, copiou de alguém, só que ele simplesmente não abre. Ou abre em um programa que você não quer. Por exemplo você quer ouvir uma música no Windows Media Player. Só que recentemente você instalou o Winamp. Quando você vai ouvir a música ela acaba abrindo no Winamp ou em outro player qualquer. Isso tudo se resolve pela extensão do arquivo. O que é extensão de um arquivo ?
Partindo da definição nas noções da informática:
"A noção de extensão do nome de um arquivo foi criada pelos sistemas operativos DOS (incluindo o Windows), para diferenciar os vários ficheiros externamente ao seu conteúdo. Consiste em apenas alguns caracteres (3 ou 4,atualmente) no final do nome, precedidos por um ponto."
Ou seja, é o formato de identificação que o programa precisa para executar aquele arquivo. As mais conhecidas são .mp3, .wav, .ppt,.doc,.wmv,.avi,.rmvb etc. São centenas de extensões existentes.
A extensão de um arquivo indica seu formato, informando ao sistema operacional qual é o tipo de arquivo, para que ele e os aplicativos saibam do que se trata, em que programa ele pode ser aberto e/ou que programa ele foi gerado.
1. Tenho um arquivo e quero abrir no programa de costume. Porém ele "começou" a abrir em outro programa;
2. Recebi/tenho um arquivo que aparece com esse ícone:
e eu não sei em qual programa o arquivo abre ou qual a sua extensão;
Soluções
Dos problemas citados logo acima, as soluções não são dificeis.
1. Do primeiro problema, o que acontece é que normalmente temos um programa padrão, do nosso gosto, para executar um arquivo que pode ser executado em outro. Exemplo simples de entender é uma música. Você pode ouvir no Windows Media Player mas pode também ouvir no Winamp ou então no AIMP. Que são os players mais famosos e mais utilizados.
Porém você instala um dos programas que acabei de citar. E nessa de "avançar" várias vezes na instalação você acaba tornando o programa padrão. E ele muda automaticamente e programa para que todos as músicas da mesma extensão abra no programa. E quando você vai clicar na música, vídeo etc. ele acaba abrindo no novo player.
A solução é:
• Clicar no ícone da música com o botão direito do mouse
• Clicar em propriedades, em seguida na janela que surgir, ir no campo " Abre com..." e ali vai estar o programa que ele está abrindo. Então clique em "alterar" e selecione o programa que você costumava ou quer abrir apartir de agora.
• Para finalizar clique em "Aplicar" e em seguida Ok. Automaticamente os outros arquivos com a mesma extensão utilizarão o mesmo programa como padrão.
2. O segundo problema começa a complicar um pouco mas sem mistério. Acontece que o computador simplesmente tentou mas não reconheceu em qual programa abrir o arquivo.
Motivos: você não tem o programa que ele e somente ele abre esse arquivo ou o arquivo está corrompido!
Pode ter certeza de que se o arquivo for muito importante o segundo motivo não é muito agradável. Mas vamos lá com a solução:
• Se você já tiver conhecimento de que o arquivo poderá abrir em outro programa que você tenha instalado, faça o mesmo processo do item 1.
• Caso esteja ali a extensão em propriedas, mas ainda não tenha idéia em qual programa esse arquivo abre, existe uma lista com as mais diversas extensões e os respectivos programas adequados.
clique aqui para ver essa lista
• Ainda não deu certo ? São centenas de extensões existentes mesmo. Mas existe outro modo, não tão certo, mas que pode ajudar. Um programinha conhecido na internet chamado File Drag. Clique em download para obter o programa
O Programa é bem intuitivo, leve e simples. É só arrastar o arquivo "misterioso" para a caixa branca e ele diz qual é a extensão. Bom, provavelmente se fizer os primeiros testes com arquivos muito comuns, o sucesso será alcançado. Mas se você estiver com uma extensão onde só um programa desconhecido roda, pode ter certeza de que só um milagre fará com que esse File Drag adivinhe. É só uma crítica pessoal. Para que mexe muito com extensões, esse programa é muito fraco. Mas para casos comuns é bastante útil.
• Bom se ainda não deu certo, e se eu ainda estou aqui escrevendo mais um tópico é porque a paciência é mesmo uma virtude. O arquivo estando corrompido, não tem jeito. Porque provavelmente quem fez o download ou copiou o arquivo, não esperou o processo acabar e simplesmente o arquivo não foi completamente para que a extensão fosse designada. Ai a solução é bem simples mesmo. Pede para o amiguinho que enviou o arquivo para você por e-mail, copiou, o até mesmo você que fez o download, fazer novamente. Caso contrário não tem como adivinhar qual era o arquivo se o arquivo simplesmente não foi ! Confuso né ?
Créditos: Wikipédia pela utilização do link "Lista de Extensões"
Atenciosamente,
Rafael Britto










2 comentários:
Bom dia Rafael!!
Cara, tentei aqui de todo jeito, deixa eu explicar. Meu arquivo é um mp3 curtinho, de menos de 3 minutos, o problema é que quando faço o download do meu drive, onde ele está, para o computador, ele aparece no mesmo com aquele iconizinho de folha, como se fosse um arquivo de texto sabe.
Ele até abre no windows média player, mas estou precisando editar no audacity e ele não reconhece.
me ajuda aí parceiro.
Para abrir um arquivo .svg no software Silhouette Studio, é necessário um upgrade de software Silhouette do Designer Edition ou superior. Eu sugiro pelo menos a atualização do Designer Edition, é um ótimo investimento e você vai economizar tempo e dor de cabeça em soluções alternativas.
O primeiro passo para abrir um .svg é baixar o arquivo da fonte. A maioria dos arquivos virá em uma pasta compactada (compactada) e isso precisará ser descompactado / extraído primeiro. Isso dependerá do sistema do seu computador, mas para mim em um PC com Windows, clico com o botão direito do mouse na pasta e escolho Extrair tudo. Ou selecione o arquivo clicando nele uma vez e escolha o botão Extrair na parte superior da pasta. Além disso, você pode dar uma olhada neste link http://filememo.info/extension/studio3 e eu acho que vai ser útil para todos que querem saber mais sobre isso.
Postar um comentário